Tudo o que você precisa saber sobre BULLET JOURNAL

17:36 Gabi Delbem 0 Comments

Bullet Journal

O que é Bullet Journal e como ele surgiu na minha vida pra me fazer mais feliz e organizada
Bullet Journal é uma ferramenta similar a uma agenda. É um método de organização que permite tirar o que está na sua cabeça e colocar num caderno, de forma acessível e extremamente funcional.
Enquanto eu procurava coisas bonitinhas no tumblr eu acabei passando pela TAG “STUDYBLR” E MANA: MIND BLOWING IN YOUR FUCKING FACE. Eu nunca fiquei tão feliz e tão frustrada ao mesmo tempo. Feliz porque a minha graduação ia mudar. Frustrada porque se eu tivesse encontrado essa TAG antes, minha quirida eu não teria estudado tão escrotamente no ensino médio e no cursinho.
Ta sem entender? Calma lá.
STUDYBLR é uma “comunidade” de pessoas que se reúnem em T O D A S as redes sociais que você imaginar. Pode procurar. Procura lá a TAG em qualquer fucking social media que você vai nos encontrar. A nossa função é simples: desenvolver, testar e compartilhar métodos de estudo e organização da sua vida acadêmica que sejam funcionais para todo e qualquer tipo de pessoa tentar. Mudou a minha vida mozis, vocês não fazem a mínima idéia.
Deu pra esclarecer? Ainda não? Então calma, e olha isso aqui:





Agora sim, visual, do jeito que nóis gosta.

Mas vamos voltar a falar de Bullet Journal. Sabendo a função dessa coisinha linda que é o BJ, vamos falar sobre como ele se parece.
O BJ pode ser feito em qualquer caderno que você tiver/comprar/. É. Qualquer um mesmo. Pode ser inclusive aquele coloridinho, brochura chato que sua mãe comprava pra você quando você tava na quarta série.
Pegou o caderninho? Show de bola. Agora começa a ficar a little bit complicadinho, mas calma que logo vai ficar tudo bem.
Pro seu BJ funcionar gostosinho e cremosinho você precisa de alguns símbolos. Existem os símbolos padrão do BJ que estão no site deles, MÃS, como você é quem manda nessa porra você pode fazer os símbolos como você quiser. O nome desse método vem de um desses símbolos. O BJ utiliza pontinhos (bullets) pra marcar as suas tarefas – as coisas que você deve fazer no dia.
EUZINHA particularmente não gosto muito disso não. Eu prefiro marcar minhas tarefas de outra forma. Eu faço assim:

Para TAREFAS : coisas que devem ser feitas (leituras, fichamentos, idas ao mercado, gravações, vloging, escrever pro blog, e blá blá)
Para EVENTOS: lugares que devo ir (aulas, almocinho com os amigos, a famosa breja, teatro, cinema)
Para NOTAS: coisinhas que eu preciso lembrar (aulas canceladas, aulas reagendadas, faxinas, pagamentos)
* Para PRIORIDADES: tarefas que NÃO PODEM ser reagendadas de jeito nenhum, devem ser feitas NAQUELE DIA.
! Para INSPIRAÇÕES: aquele troço que você vê/lembra no meio do dia e te inspira a fazer algo bacana.
(um olho) Para coisas que eu preciso DAR UMA OLHADA: (RISOS) a menina é piadera até no BJ dela né gente? Cremdeuspai.

Compreendeu os símbolos? Não muito? Calma aí que já vai ficar mais claro.

A montagem do Bullet Jounal
KEY - Primeiro de tudo você precisa é um negócio que a gente chama de KEY. Lembra dos síbolos que eu mostrei pra vocês? Então. Pra você não se esquecer deles a gente faz tipo uma legendinha. Ele vai nas primeiras páginas do rolê, da forma como você achar melhor. Eu vou colocar alguns exemplos aqui, tanto da minha Key quanto da de outras pessoas que eu achei no tumblr. Fez a Key? Ok, próximo passo. ENUMERE AS PÁGINAS DO SEU BULLET JOURNAL! Isso é de extrema importância pra que ele continue acessível, para que você possa encontrar todas as coisas que você escreveu nele sem se perder.


INDEX – O INDEX é exatamente como um índice. Aí depende de você a forma como você vai estruturar o seu. Eu particularmente faço um Index pra cada mês. Coloco quantos couberem em uma pagina. Geralmente, cabem 3 por página. Mas essa sou eu. Existem infinitas maneiras de você estruturar o seu Index. Lembra que eu te disse pra enumerar as páginas do seu BJ? Então, isso é pra que você possa apontar no seu Index aonde estão suas entradas, onde começa e onde terminan os dias do mês e as outras coisas que você queira colocar nele. Mais imagemzinhas pra ilustrar.


MONTHLY LOG – Ou ENTRADA MENSAL. Aqui depende de você. Tem gente que faz calendários, tem gente tipo eu que faz listinha de um dia por linha. Também depende de você. O importante aqui é é que você tenha um espaço por dia pra escrever aquilo que for mais importante ou urgente naquele dia. Pode ser uma tarefa, um evento, uma prova.



WEEKLY LOG/DAILY LOG – Aqui é onde você vai escrever o que você tem que fazer naquele dia e vai usar aqueles símbolos. Pode ser uma entrada SEMANAL ou DIÁRIA. Não muda muito de uma pra outra. O que muda é o formato, a estrutural literalmente daquela(s) páginas. Eu estou usando a entrada diária mas vou começar a usar a semanal pois acho que vai ser mais prático e também acho que vai otimizar o uso do papel, rs.


Esse é um ponto muito importante no BJ: ECONOMIA DE PAPEL. Visto que você pode colocar quantos dias precisar em cada página, você não desperdiça as páginas que não utiliza. ECOLÓGICO ISSAQUI HEIN?

LISTAS – Isso também é algo MUITO importante no BJ: a flexibilidade do negócio. Você pode, além de organizar seu tempo, organizar suas metas, as séries que você quer assistir, os filmes, os livros que quer ler, sua lista de compras, a lista das coisas que você leva em determinadas viagens (praia/campo/cidade). Isso facilita a vida de um tanto, por que você nunca perde o papelzinho onde você escreveu os treco, sabe? MARA.



TRACKERS – Isso aqui também é fantáscio. TRACKERS tem a função de controlar e acompanhar certos aspectos da sua vida, e qualquer coisa que você precise. Por exemplo:
* Quanta água você deve tomar x Quanta água você toma
* As séries que você está assistindo com controle de episodeos
* Como está a sua saúde mental
* Seu ciclo menstrual
* Acompanhamento dos seus exercícios físicos e progressos
etc, etc, etc.
Assim, você fica sempre a par do que acontece com você.



DIÁRIO – Ele também pode ter essa função. Você pode colar lembranças de dias legais. Escrever nele como diário mesmo, ou adicionar pequenas notas sobre coisas importantes ou legais que você quer se lembrar daquele dia.

Deu pra ver?
O BJ tem mil e uma funções e pode se adaptar exatamente ao seu estilo. Nas imagens eu coloquei BJ’s que vão dos supersimples e minimalistas até os mais elaborados fofuxinhos e carregados de detalhes. O Bullet Journal pode se adaptar a exatamente qualquer pessoa. Isso é fantástico.
Eu sou perdidamente apaixonada pelo meu, e justamente pra poder expressar essa paixão e dividir com o mundo esse método que tem me ajudado muito, eu vou me comprometer a testar novas possibilidades no meu pra poder trazer pra vocês aqui. Então fiquem ligadinhos ok? <3

MIGUE, TA CURIOSA PRA SABER QUALÉ DO MEU BULLET JOURNAL? SIM?
Ta sabeni que eu fiz um canal no youtube?? NÃO??? Então clica nesse vídeo aqui, onde eu mostro TUDINHO sobre o meu Bullet Jounal e aproveita pra se inscrever, curtir o videozinho e panz, ok? ok.




Beijos mil da Deel, e não se esquece, miga. Volta aqui pra se informar mais sobre esse mundo MARA que é o mundo do STUDYBLR <3

0 comentários: